Marcel Duchamp (1887-1968)

É um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gozaram de reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração impressionista, expressionista e cubista. Dessa fase, destaca-se o quadro Nu descendo a escada, que apresenta uma sobreposição de figuras de aspecto vagamente humano numa linha descendente, da esquerda para a direita, sugerindo a ideia de um movimento contínuo. Esse quadro, na época de sua gênese, foi mal recebido pelos partidários do Cubismo, que o julgaram profundamente irônico para com a proposta artística por eles pretendida.
Essa fase lhe rendeu, ainda, o quadro Rei e rainha rodeados por rápidos nus, que sugere um rápido movimento através de duas figuras humanas, e A noiva, que apresenta formas geométricas bastante delineadas e sobrepostas, insinuando uma figura de proporções humanas. Este último foi bastante utilizado no seu projeto mais ambicioso, de que trataremos a seguir.
Sua carreira como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta. Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro.

Trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de cima, que seria a noiva, inspirada no quadro acima mencionado, e, na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de um moinho de café). Essa obra consumiu anos inteiros de dedicação de Duchamp, e só veio a público muito depois do início de sua construção, intercalada, portanto, por uma série de obras. Não se tem um consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes, com base em psicologismos e biografismos, renderam e ainda rendem bastante discussão.


Autor: Marcel Duchamp
Obra: A fonte
Ano: 1917
Localização: Indiana University Arte Museum, Bloomington
Dimensões: 33,5 cm
Técnica: urinol de porcelana – readymade
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: L.H.O.O.Q.
Ano: 1919
Localização: New York, Mary Sisler Collection
Dimensões: 19.7 x 12.4 cm
Técnica: Lápis sobre reprodução da Mona Lisa – readymade
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: A noiva
Ano: 1912
Localização: Museu de Arte Moderna Filadélfia
Dimensões: 89,5 x 55,6 cm
Técnica: óleo sobre tela
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: Porta-garrafas
Ano: 1914-64
Localização: Coleção privada
Dimensões: 59 x 37 cm
Técnica: readymade – porta-garrafas feita de ferro galvanizado
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: Um rumor secreto (With Hidden Noise)
Ano: 1916
Localização: The Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, PA
Dimensões: 12,9 x 11,4 cm
Técnica: readymade – novelo de corda entre duas placas de metal seguras por quarto parafusos
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: Rede paralisada
Ano: 1914
Localização: The The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA
Dimensões: 148,9 x 197,7 cm
Técnica: Óleo e lápis sobre tela
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: Nove moldes de Malic
Ano: 1914-15
Localização: Coleção privada
Dimensões: 64 x 102 cm
Técnica: Óleo, fio de metal, folha de metal entre duas placas de vidro
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: Antecipação do braço partido
Ano: 1915
Localização: Yale Center for British Art, New Haven, CT, USA
Dimensões: 121,3 cm
Técnica: readymade – pá de neve, madeira e ferro galvanizado
Movimento: Dadaísmo

Autor: Marcel Duchamp
Obra: Pratas de vidro rotativos (Precisão Óptica)
Ano: 1920
Localização: Yale Center for British Art, New Haven, CT, USA
Dimensões: 99 x 14 cm
Técnica: cinco discos de vidro que rodam sobre um eixo de metal
Movimento: Dadaísmo











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